quarta-feira, 27 de novembro de 2019


E.E.P.P.S.M. avalia adesão de moradores caboverdenses na coleta seletiva
No último dia 18, os alunos da Escola Estadual Professor Pedro Saturnino de Magalhães saíram novamente de porta em porta dos moradores de Cabo Verde para avaliar o projeto de coleta seletiva “Cidade Limpa”, implementado pela prefeitura municipal.
A escola, que já foi parceira da prefeitura na implantação do projeto no início de setembro, agora perguntou à população: “Como você considera os serviços prestados pela prefeitura municipal em relação à coleta seletiva do lixo?” e “Você está conseguindo separar o lixo?”. Das 695 pessoas entrevistadas,  80 % manifestaram satisfação pelos serviços prestados e 20%  declararam não separar corretamente o lixo.
A população relatou que é necessária uma fiscalização por parte da prefeitura e que o trabalho de conscientização deve continuar. Sugeriram criar um ponto de recolhimento de pilhas e equipamentos eletrônicos, entre outras sugestões, as quais serão encaminhadas à prefeitura pelo colégio.
Segundo o secretário de Administração,  Planejamento e Desenvolvimento Luiz Roberto Passos Júnior, a coleta seletiva tem sido positiva e, a partir deste mês de  dezembro, o lixo reciclável, que hoje é recolhido às terças-feiras, também acontecerá às quintas-feiras. Também, com o intuito de auxiliar os moradores a separar o lixo, no final do mês, os comerciantes oferecerão uma sacola verde com o símbolo da reciclagem para embalar os produtos recicláveis das compras. É o que garante o Projeto de Lei nº 2. 120/2019.










sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Projeto “Cidade Limpa” é assunto de Olimpíadas de Língua Portuguesa


 Projeto “Cidade Limpa” é assunto de Olimpíadas de Língua Portuguesa


Na manhã dessa quinta-feira (01/08/2019), foi realizada uma palestra destinada aos terceiros anos da Escola Estadual Professor Pedro Saturnino de Magalhães, recebendo Luiz Roberto Passos Júnior, secretário de administração e planejamento de Cabo Verde, e também Telma Sandra da Silva, secretária de gabinete da prefeitura, meio ambiente, agropecuária, turismo ecológico e rural, para informar e esclarecer sobre o projeto “Cidade Limpa”. A ação faz parte do trabalho de conscientização da nova forma de recolhimento do lixo e das Olimpíadas de Língua Portuguesa, a qual culminará com a escrita de um artigo de opinião com o tema “O lugar onde vivo”, sob orientação da professora Rosilaine Aparecida Modesto dos Santos.
Nessa palestra, os alunos foram instruídos sobre o trabalho iniciado pela prefeitura com informações como: os dias de coleta de lixo orgânico e reciclável, sendo que o lixo orgânico será recolhido durante a semana toda, exceto aos domingos e feriados, como também às terças-feiras, em que será exclusivamente para a coleta do lixo reciclável. A retirada de entulhos será realizada pela secretaria municipal de obras e serviços urbanos, nas quintas-feiras. O decreto também estipula que, nas construções e demolições nas avenidas principais, deverá possuir caçambas ou conteiners para serem depositados os entulhos.
O projeto foi elaborado pensando no bem-estar da população e pela grande ocupação do aterro da cidade, já que são recolhidas 9 (nove) toneladas de lixo diariamente. A partir de 2020, todos os municípios terão que se adequar às normas do aterro sanitário.
O não cumprimento das ações acarretará na aplicação de multas, sendo que, primeiramente, o cidadão será notificado.  
A prefeitura também adquiriu 100 lixeiras para distribuir por toda a cidade. Também encaminhará para a Câmara Municipal um projeto de lei, propondo que o comércio ofereça aos consumidores sacolas verdes para os produtos com embalagens recicláveis. E ainda tem como meta reativar a cooperativa dos catadores de lixo da cidade, melhorar as condições de trabalho dos catadores e também reduzir os custos com aterros e transportes de lixo.
“A responsabilidade de preservação ambiental significa um compromisso com a vida”.

Tainara de Fátima Ferreira
Lara de Cássia Henrique
Alunas do 3º ano A





sexta-feira, 31 de maio de 2019

                        VIAGEM A UFLA


22 de maio de 2019 alunos da escola estadual Pedro Saturnino de Magalhães foram fazer uma visita na universidade de Lavras a UFLA, os alunos a supervisora Fernanda e a diretora Hanaly saíram da escola as 7 horas da manhã e chegaram à universidade em torno das 11:30. No meio do caminho houve um acidente o ar condicionado do ônibus explodiu, todos saíram do ônibus correndo. Rapidamente o problema foi resolvido e os alunos chegaram ao destino em lavras. Houve várias palestras entre elas, educação física, ciência da computação, agronomia,medicina.

sexta-feira, 24 de maio de 2019

A maior Olimpíada de História da História!


No dia 6 de maio se iniciou a 11ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil com o novo recorde de 18,4 mil equipes cadastradas. Nove (09) delas representando a Escola Estadual professor Pedro Saturnino de Magalhães.


Concorrendo com mais de 70 mil inscritos, 05 equipes foram aprovadas na primeira fase e seguiram para a segunda.

Agora na terceira fase, em curso esta semana, das mais de 18 mil equipes inscritas, apenas 11.667 seguem na disputa e destas, 03 são compostas por alunos da Escola Estadual Professor Pedro Saturnino de Magalhães. 

A ONHB é um processo de pesquisa, análise e debates bastante intenso que ocorre em 06 fases on-line sendo que a fase final ocorre na Unicamp, onde as equipes disputam as medalhas bronze, prata e ouro. 

Podem participar da ONHB alunos de escolas públicas e privadas de todo o país, com alunos a partir do 8º ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio em equipes formadas por três(03) alunos e um professor orientador. 

Os professores orientadores das nossas equipes são, o professor Hely Samuel, que inciou a primeira fase orientando 08 equipes e o professor Luís Eduardo (Dudu) orientando 01 equipe.

Desejamos ótima sorte na 11ª ONHB aos nossos olímpicos e já externamos nosso orgulho ao perceber a dedicação de cada um dos envolvidos. 



Equipe "Tríplice Saturnino"


                       
                                   Esquipe "As Francesinhas "


Equipe "As Cavaleiras de Napoleão"




Equipe " É com M e não com B"



Equipe "As filhas de Frida Kahlo"



                                         Equipe" Os Tiguns"







Equipe "Logados na História"



          Equipe "Conquistadores do Novo Mundo"


      
Equipe " As barbas de Karl Marx" 




segunda-feira, 20 de maio de 2019

Olimpíada de Português




 
Viagem ao túnel do tempo
OFICINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EMPOLGAM ALUNOS DA E.E.P.P.S.M.
Na última sexta-feira (17/05), aconteceu a apresentação de entrevistas realizadas com parentes e pessoas da comunidade com a finalidade de contar uma passagem marcante da vida. Essa é mais uma oficina que faz parte das Olimpíadas de Língua Portuguesa, a qual está acontecendo em toda a escola, visando a escrita de um texto na perspectiva do trabalho com gêneros textuais. E, nos sétimos anos, trabalhando o gênero memórias literárias. Os alunos trouxeram fotos e objetos antigos que remetiam a essas memórias. O sétimo ano A, contou também com a presença da avó da aluna Isabella, a professora Marilda, a qual pode contar sobre suas lembranças no “colégio das freiras em Alfenas”.
As histórias interessaram a todos. Foi um retorno ao túnel do tempo.



Memórias literárias
Se bem me lembro...







Professora Fernanda Messias Viana e Souza




7º ano A e B



















Confira todas as categorias das Olimpíadas e o quadro-resumo com informações que os alunos devem saber:





 


Site da Olimpíada-http://2shrt.com/nH2l4

sexta-feira, 17 de maio de 2019

SANTUÁRIO DA AUTOESTIMA

Essa parece ser a semana dos banheiros mesmo! Após noticiarmos a verba para adequação de um dos banheiros, agora foi a vez de um outro... Mais especificamente o banheiro feminino.

Ser adolescente não é fácil e todos sabemos como isso pode gerar marcas. Corpos que mudam, mente confusa, mudança de humor...Tudo isso é parte do processo. Por que não facilitar?

A professora Daiani, juntamente com as estudantes da turma do 9º B, fizeram uma bela e positiva modificação no banheiro das meninas. Frases de motivação e positividade passaram a fazer parte da decoração... Uma inundação de alegria, acolhimento e aceitação.

Nada de estereótipos... Nada de padrões... Apenas nós. Pessoas, humanas e únicas.

Sem competição, sem depreciação... Sororidade é a palavra. Podemos conquistar o que quisermos e
unidas chegamos mais longe e mais rápido.

A mensagem é clara: " Você é linda como é".

Para celebrarmos a isso, estamos iniciando a campanha #EUMEAMO. Envie à redação do Planeta Saturnino uma foto sua neste ambiente com a #EUMEAMO e vamos levar essa ideia à frente.

Parabéns às alunas e à professora Daiani pela iniciativa.

#EUMEAMO 🚺 💜


quinta-feira, 16 de maio de 2019

Colégio Pedro Saturnino é contemplado com verbas para melhorias no atendimento a alunos com necessidades de locomoção e mais....




        Em tempos de contingenciamento de verbas, uma notícia assim se torna um alento para os envolvidos com a pasta da Educação. O atendimento aos alunos matriculados na instituição Pedro Saturnino de Magalhães só é possível com recursos adequados para que a qualidade deste atendimento seja garantida. Pois bem, alguns desses recursos deram o ar da graça e foram extremamente bem recebidos e acolhidos com toda atenção e pompa.
        Trata-se primeiramente de uma verba no valor de R$15 000,00 já aprovada, sendo que o caixa escolar nos informou que a conta para o recebimento deste recurso já foi aberta e aguarda o depósito que deverá ocorrer em breve. Esse dinheiro tem como destino certo o atendimento de alunos com necessidades de locomoção. O objetivo primeiro é a modificação de um dos banheiros da escola para que este se enquadre aos padrões estabelecidos para este tipo de atendimento. O banheiro será então adaptado à cadeirantes, possuirá corrimão e os demais itens necessários ao bom atendimento de nossos alunos. Após toda essa remodelagem e adequação, caso ainda sobre qualquer recurso, a escola poderá investir em rampas de acesso e outras melhorias.
        O colégio atende neste momento a três alunos com dificuldades de locomoção, sendo dois deles alunos de Ensino Médio e outro nos anos finais do Ensino Fundamental.
        O recurso citado é oriundo do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (MEC).
        Porém, as notícias boas não param por aí. A escola foi contemplada por um segundo recurso advindo de Emenda Parlamentar do deputado Antônio Carlos Arantes, cidadão mineiro da cidade de Jacuí. Este recurso será destinado à aquisição de carteiras e cadeiras padrão adulto, cujo valor de R$210,00 para cada conjunto deverá ser obedecido, totalizando os R$20 000,00 disponibilizados.
Vale destacar também que em 2015 a instituição já havia sido contemplada com 20 computadores novos.
       
A instituição se sente feliz em poder trazer boas notícias e principalmente por ter a oportunidade de bem atender às necessidades dos nossos queridos alunos.

JEMG 2019

                                                JEMG 2019



Cerimônia oficial de entrega das medalhas do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) aos alunos participantes da E.E. Prof. Pedro Saturnino de Magalhães (Cabo Verde/MG).

Futsal Módulo II -Prata
Basquete Módulo II-Prata






                             ENTREVISTA