sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Projeto “Cidade Limpa” é assunto de Olimpíadas de Língua Portuguesa


 Projeto “Cidade Limpa” é assunto de Olimpíadas de Língua Portuguesa


Na manhã dessa quinta-feira (01/08/2019), foi realizada uma palestra destinada aos terceiros anos da Escola Estadual Professor Pedro Saturnino de Magalhães, recebendo Luiz Roberto Passos Júnior, secretário de administração e planejamento de Cabo Verde, e também Telma Sandra da Silva, secretária de gabinete da prefeitura, meio ambiente, agropecuária, turismo ecológico e rural, para informar e esclarecer sobre o projeto “Cidade Limpa”. A ação faz parte do trabalho de conscientização da nova forma de recolhimento do lixo e das Olimpíadas de Língua Portuguesa, a qual culminará com a escrita de um artigo de opinião com o tema “O lugar onde vivo”, sob orientação da professora Rosilaine Aparecida Modesto dos Santos.
Nessa palestra, os alunos foram instruídos sobre o trabalho iniciado pela prefeitura com informações como: os dias de coleta de lixo orgânico e reciclável, sendo que o lixo orgânico será recolhido durante a semana toda, exceto aos domingos e feriados, como também às terças-feiras, em que será exclusivamente para a coleta do lixo reciclável. A retirada de entulhos será realizada pela secretaria municipal de obras e serviços urbanos, nas quintas-feiras. O decreto também estipula que, nas construções e demolições nas avenidas principais, deverá possuir caçambas ou conteiners para serem depositados os entulhos.
O projeto foi elaborado pensando no bem-estar da população e pela grande ocupação do aterro da cidade, já que são recolhidas 9 (nove) toneladas de lixo diariamente. A partir de 2020, todos os municípios terão que se adequar às normas do aterro sanitário.
O não cumprimento das ações acarretará na aplicação de multas, sendo que, primeiramente, o cidadão será notificado.  
A prefeitura também adquiriu 100 lixeiras para distribuir por toda a cidade. Também encaminhará para a Câmara Municipal um projeto de lei, propondo que o comércio ofereça aos consumidores sacolas verdes para os produtos com embalagens recicláveis. E ainda tem como meta reativar a cooperativa dos catadores de lixo da cidade, melhorar as condições de trabalho dos catadores e também reduzir os custos com aterros e transportes de lixo.
“A responsabilidade de preservação ambiental significa um compromisso com a vida”.

Tainara de Fátima Ferreira
Lara de Cássia Henrique
Alunas do 3º ano A





Um comentário:

  1. Parabéns,alunos professores e servidores municipais pela bela iniciativa!A Escola Pedro Saturnino sempre supera em seus projetos que além de trazer grandes aprendizados na parte pedagógica também traz melhorias e aprendizado na parte social de toda comunidade.

    ResponderExcluir